"Lutar por um mundo perfeito talvez seja impossível, mas por um melhor você pode".
Por Isabela Jorge
Neste último sábado (06), a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Saúde, realizou o Dia D de Vacinação! A ação teve como objetivo vacinar crianças entre dois e quatro anos de idade contra a COVID-19, que ainda não haviam tomado a dose do imunizante. Além da vacinação contra o coronavírus, puderam se vacinar contra a Influenza os idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, pessoas acima de 40 anos com comorbidades, gestantes e puérperas.
Diversas famílias compareceram na Central de Imunização para que os pequenos fossem vacinados. No total, 450 crianças foram vacinadas durante a ação. Esse marco é importante para que a população esteja protegida contra a COVID-19 e evite a possibilidade de complicações, caso sejam infectados pelo vírus.
Ainda que na última sexta-feira (05), a Organização Mundial da Saúde – OMS, tenha declarado o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, os representantes ainda ressaltam que os cuidados contra a doença devem ser seguidos rigorosamente para conter a doença. O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, ressalta que o coronavírus ainda irá circular “em um nível muito menor de ameaça, em um nível muito menor de mortes, mas continuará sendo transmitido por um período muito longo de tempo”. Além disso, é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que a vacinação de crianças e adolescentes é obrigatória em casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
A Coordenadora da Central de Imunização, Isabela Lara, relatou um pouco sobre a sua percepção em relação ao Dia D. “O dia de Campanha foi bastante proveitoso, visto que tivemos uma vacinação significativa! Devido ao repasse que recebemos do Estado, conseguimos vacinar muitas crianças com a primeira dose contra a Covid-19. Além disso, ressalto a importância dos pais levarem as crianças para a aplicação das doses que estão agendadas no cartão, pois assim conseguimos proteger nossas crianças”, afirma.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. Como o vírus está em constante mutação, a vacinação deve ocorrer anualmente. Além disso, é necessário tomar alguns cuidados, como: cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e garrafas, além de manter os ambientes bem ventilados.
Além da vacinação contra a Covid-19, houve uma procura considerável para a vacinação contra a Influenza, tanto para adultos, quanto para crianças. Os profissionais da saúde ressaltam que a campanha da gripe continua. É o que relata a técnica de enfermagem, Cláudia de Fátima Alves, que estava presente no Dia D. “Tivemos um dia muito bom e uma procura maior dos pais com suas crianças. É importante salientar que a Campanha de Vacinação continua e aqueles dentro dos grupos contemplados que não tiveram a oportunidade de vacinar, devem procurar a Central de Vacinação, com cartão de vacina e documento para se vacinar”, destacou.
Foto: Isabela Jorge
Esta postagem foi publicada em 15 de maio 2023 as 19:58:37 e está arquivada em Noticias em Destaque e teve até o momento 457 Visualizações