• Bento Rodrigues se prepara para receber os futuros moradores…

    Novo distrito conta com funcionamento das Estações de Tratamento de Água e Esgoto e projeto de paisagismo iniciado

    Construído de forma participativa, Bento Rodrigues começou, este ano, a oferecer condições para que a comunidade restabeleça sua vida social, econômica e cultural. Com a infraestrutura concluída, alguns equipamentos públicos estão em funcionamento, como as Estações de Tratamento de Água e Esgoto. A entrega faz parte do plano de ação, assinado entre a Prefeitura de Mariana e a Fundação Renova, em outubro de 2022, que garante que serviços públicos essenciais estejam em funcionamento para que as famílias possam começar a planejar suas mudanças para o novo distrito. Confira abaixo como está funcionando o local.

    Paisagismo de Bento Rodrigues

    O projeto de paisagismo está atrelado à construção das casas, que estão sendo feitas considerando as necessidades e expectativas de cada família. Com o avanço nas obras, a paisagem do novo distrito começa a ganhar vida, com o plantio de árvores de pequeno e médio porte. Além das áreas verdes já existentes, estão sendo plantadas cerca de 650 mudas de 21 espécies ao longo das vias.

    Com uma seleção de arbustos e forrações de fácil manutenção, o projeto foi desenvolvido coletivamente, considerando o desejo e a preferência das espécies pela comunidade, a compatibilidade com o bioma local e os tipos de árvores ideais e propícias para o plantio em canteiros urbanos. Confira abaixo as espécies escolhidas pela comunidade.

    O conceito do projeto cria um conjunto harmônico com a diversidade de cores e florações em diferentes épocas do ano, proporcionando identidade e personalidade à paisagem urbana. A previsão é que o paisagismo esteja concluído em março de 2023.

     Segurança 

    Localizado dentro do Posto de Serviços, o Posto de Segurança será gerenciado pela Guarda Municipal de Mariana, e também poderá ser utilizado conjuntamente pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O local vai oferecer serviços de registro de ocorrências, notificações, multas, cartão do idoso, todos os atendimentos administrativos do departamento de trânsito.

    Um sistema de monitoramento interligado com a central de segurança em Mariana, que é monitorada 24 horas, permite que agentes acompanhem o novo distrito por meio de câmeras de vigilância. Equipamentos e softwares serão capazes de identificar as placas de veículos, além de registrar o horário de entrada e saída, e podendo alertar sobre a chegada de veículos considerados suspeitos.

    Telefonia e internet

    Quando se mudarem, os futuros moradores poderão contar com serviços de telefonia pelo  sinal da Vivo, que já está operando no novo distrito. Já o sinal de internet será disponibilizado pela Conecta Minas Telecom, que está instalando cabos de fibra óptica no local.

    Mercadinho temporário

    Bento Rodrigues contará com um comércio local para atender à comunidade. Enquanto os estabelecimentos tocados pelos próprios moradores se preparam para abrir as portas, as famílias que se mudarem vão poder comprar produtos essenciais no mercadinho temporário. O estabelecimento vai oferecer alimentos, pão, carne, água, sucos, refris, leite e derivados, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

    Escola Municipal

    Com as obras concluídas em fevereiro de 2021, a Escola Municipal está sendo equipada com armários, mesas e cadeiras, a partir das definições em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. 

    Construída em uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, o local tem capacidade para 140 alunos e conta com salas de aulas amplas, laboratórios de Ciências e Informática, sala de Multimeios, Biblioteca, refeitório com cozinha industrial, quadra poliesportiva, parquinho infantil e jardins. 

    Posto de Saúde e Serviços

    O posto de saúde completo também está em processo de entrega para o poder público e está sendo equipado com tudo aquilo que foi definido em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para garantir seu funcionamento. Os moradores terão acesso a serviços gratuitos, como ortopedia, oftalmologia, ginecologia, proctologia, dermatologia, psiquiatria, fisioterapia, odontologia, além, claro, do médico clínico e enfermagem. Em breve, eles vão poder realizar procedimentos e exames, como ressonância, tomografia, ultrassom. 

    Acesse a página oficial de Bento Rodrigues para acompanhar as últimas notícias sobre o novo distrito. Faça também um Tour Virtual e confira, a partir de imagens atualizadas, o andamento das obras.  

    Magnólias, chuvas de ouro, flamboyant-mirins, oitis, jacarandás paulistas, patas-de-vaca, ipês-mirins, resedás, calistemos, ipês-tabaco, ipês-amarelos, manacás da serra, quaresmeiras, ipês-rosas, paus-tucanos, aleluias e ingás. 

    Acompanhe os resultados e a evolução de Bento Rodrigues em Dados da Reparação.

    Esta postagem foi publicada em 21 de fevereiro 2023 as 13:58:17 e está arquivada em Noticias em Destaque  e   teve até o momento 258 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *