• Representatividade nas trilhas: Iron Biker Brasil contará com atletas dos quatro cantos do país 

    De norte a sul, de leste ao oeste, competidores se preparam para disputar a edição histórica dos 30 anos da maior prova de mountain bike da América Latina 

    A cidade histórica de Mariana (MG) recebe nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a edição de 30 anos do Iron Biker Brasil. A largada acontecerá novamente na Praça Gomes Freire (Jardim), centro histórico, onde se inicia o percurso de mais de 160 km pelo município e seus distritos. São esperados mais de cinco mil turistas, sendo dois mil atletas vindos das cinco regiões do país e alguns estrangeiros. Neste ano, a prova receberá dois estrangeiros de peso: o suíço Lukas Kaufmann, que é tricampeão do Iron Biker Brasil, e o atual campeão do Iron Bike Itália, o espanhol, Brandan Marquez Fernadez, que prometem dar muito trabalho para os atletas de elite brasileiros. 


    Nas outras 34 categorias, onde participam a maioria dos inscritos, as disputas, também, serão acirradas. Um desses atletas é Rafael Pimenta, de Vitória, Espírito Santo, que participa da maior prova de mountain bike da América Latina, pela segunda vez. “Estou na expectativa, porque é uma competição muito tradicional, um local muito bom, um clima agradável e a gente vê que todos estão lá para realmente curtir e aproveitar o evento”, concluiu. Além disso, o ciclista demonstrou entusiasmo em participar dessa data especial. “Uma grande satisfação estar participando dos 30 anos da prova. O Iron Biker Brasil é um evento super tradicional. Então, é uma satisfação enorme. Farei uma viagem longa, são mais de 400 quilômetros de Vitória até a cidade de Mariana, mas valerá a pena, por tudo que está envolvido nessa competição”, finalizou. 


    Já a região norte do país terá como uma de suas representantes Betânia Magalhães, da cidade de Boa Vista, Roraima, que fica há mais de 4 mil km de distância da Primaz de Minas. “Se deslocar de outra região, principalmente, do nosso estado (Roraima) que é o extremo norte do Brasil é bem complexo. Na verdade, já comecei a minha saga quando saí de Roraima com minha bike e, agora, estou em São Paulo. Daqui pouco tempo estarei em Mariana. Estou muito feliz”, disse. 


    Para um dos organizadores do Iron Biker Brasil, Lucas Fonda, a presença de atletas de todas as regiões do país reforça o alcance, a nível nacional, da competição. ”Em mais um ano, Mariana vai receber competidores do Brasil inteiro. O Iron Biker não seria o mesmo sem a diversidade e a paixão que cada competidor traz consigo. Essa diversidade de participantes é um verdadeiro testemunho da paixão pelo mountain bike e da unidade que o esporte proporciona, reunindo pessoas de diferentes partes do país para celebrar essa competição emocionante”. 

    Percurso marcante nos 30 anos 

    Com cenários de belezas naturais, a prova é composta por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores. O Iron Biker Brasil 2023 será dividido em dois dias. O primeiro dia do evento, sábado (16), contará com 97 km de distância no percurso total e 65 km no reduzido. Já no domingo (17), o percurso total terá 75 km e o reduzido 60 km de distância.  


    Além disso, os atletas passarão, pelo segundo ano consecutivo, pelo novo distrito de Bento Rodrigues. Atualmente, 36 imóveis estão sendo ocupados pelos novos moradores, incluindo a Escola. As novas casas foram construídas considerando as necessidades, expectativas e escolhas da comunidade. Os equipamentos públicos tais como escola, Unidade Básica de Saúde (UBS), posto de serviços, estações de tratamento de água e esgoto estão prontos, e entrarão em operação em parceria com a Prefeitura de Mariana de acordo com as necessidades do novo distrito. O primeiro comércio, o mercado Barbosa’s, também está em funcionamento desde o dia 10 de março. 

    As famílias estão se mudando para o novo distrito, que está em processo de habitação pelos atuais e futuros moradores que realizam encontros e eventos, como missas, rodas de viola, carreatas, procissões e curso, com apoio da Fundação Renova. Até o dia 01 de setembro, 164 imóveis estavam com obras finalizadas, sendo desses 7 bens de uso coletivo. 


    “A passagem pela nova comunidade é um motivo de orgulho para a gente. Todos nós sofremos junto com quem vivia em Bento. A prova passava por lá, antes do desastre, inclusive. E poder passar agora, no novo distrito é, de fato, um símbolo de ressignificação”, afirmou Marco Antonio Canaan, um dos organizadores do Iron Biker Brasil. 


    A maior competição de mountain bike da América latina, Iron Biker Brasil, tem a realização da IronCo. e AMTB, a supervisão da Confederação Brasileira e Federação Mineira de Ciclismo, o apoio da Prefeitura de Mariana, 3T Construções, Cervejaria 040, Água Mineral Ingá, Exceed, Perfitec, Shimano, Unicall, CSA Sport e Fundação Renova. Acompanhe mais informações sobre a prova pelas redes sociais: Instagram – @ironbiker – e Facebook – facebook.com/ironbikerbrasil

    Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos 

    Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
    Local: Praça Gomes Freire (Jardim) – Mariana/MG. 

    Dia 14/9 (quinta-feira) – entrega de kits de 16h às 20h.
    Dia 15/9 (sexta-feira) – entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
    Dia 16/9 (sábado) – Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
    Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30. 

    Dia 17/9 (domingo) – Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h. 

    Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h. 

    Encerramento do evento às 17h. 

    Fonte: Imprensa Fundação Renova

    Esta postagem foi publicada em 14 de setembro 2023 as 21:41:46 e está arquivada em Noticias em Destaque  e   teve até o momento 724 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *