• Trem noturno temático, “Inconfidência Mineira”, marca o feriado de Tiradentes

    Além desta iniciativa inédita, a Maria Fumaça funcionará com quadro de horários ampliados

    Para marcar as celebrações do Dia de Tiradentes, em 21 de abril, e lembrar a Inconfidência Mineira – movimento contra a Coroa portuguesa que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789 –, a Maria Fumaça, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, realizará dois passeios noturnos com o tema “Inconfidência Mineira”. Uma viagem partirá às 18h de São João del-Rei em direção a Tiradentes, no Campo das Vertentes (Minas Gerais), e a outra sairá de Tiradentes para São João del-Rei às 19h.

    A atração faz parte de uma programação especial desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei e o Conselho de Turismo (Comtur) deste município. De acordo com a supervisora do Trem Turístico da VLI, Cibelle Oliveira, entre as iniciativas está a apresentação do grupo de teatro Balbúrdia com a peça: “Os Autos da Devassa: A Inconfidência Mineira como nunca foi contada”, na Estação da Maria Fumaça em São João del-Rei, às 17h do dia 21 de abril.

    “Este é um feriado bem significativo para a região e, como a Maria Fumaça sempre atrai turistas de todo o país e do mundo, ela circulará com um quadro de horários ampliado durante todo o feriado de Tiradentes. Serão 16 viagens para que os passageiros possam apreciar o passeio feito ao longo de 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX”, destaca Cibelle Oliveira. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui.

    Além disso, a supervisora frisa que o Museu Ferroviário, inaugurado em 28 de agosto de 1981 por ocasião do centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), estará aberto à visitação. “Ele é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil e a entrada é gratuita. A grande relíquia do museu é a locomotiva que transportou Dom Pedro II e sua comitiva na inauguração da EFOM, em 1881”, conclui.

    Parceria

    O secretário municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Frois, ressalta que o evento, realizado na Estação da Maria Fumaça, pelo município com a VLI, é significativo para o turismo local. “Esta parceria agrega, e muito, para São João del-Rei e região. Resgatamos o trem noturno que, com o tema ‘Inconfidência Mineira’, terá um visual totalmente diferenciado e passeios em um clima agradabilíssimo, porque estamos agora no período do outono. Agradecemos a parceria e queremos, cada vez mais, trazer para São João del-Rei aqueles que se interessam por diversidade cultural, nossa arquitetura e história”, destaca Marcos Frois.

    Passagens

    A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do trem turístico.

    A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 140. A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%)crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-8485.

    Sobre a VLI

    A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

    Esta postagem foi publicada em 17 de abril 2023 as 20:59:28 e está arquivada em Noticias em Destaque  e   teve até o momento 444 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *