"Lutar por um mundo perfeito talvez seja impossível, mas por um melhor você pode".
Conheça o perfil do sul-mineiro traçado pela pesquisa da Universidade Federal de Alfenas.
Praça Dom Pedro II, Poços de Caldas (MG): Sul de Minas é a melhor região para se viver com qualidade, aponta pesquisa da Unifal — Foto: Marcos Corrêa
Uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Alfenas (MG), gerou um diagnóstico inicial da identidade dos moradores do Sul de Minas.
Com base em características culturais, sociais, econômicas e políticas, os resultados apontaram que a população sul-mineira é, em sua maioria, satisfeita com a qualidade de vida na região.
Segundo o professor Marcelo Rodrigues Conceição, que é coordenador do projeto, a pesquisa foi pensada pelo curso de Ciências Sociais, com objetivo de traçar um diagnóstico sobre a região e verificar se as três grandes regiões metropolitanas que ficam ao redor (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) exercem influência no Sul de Minas.
“Por sermos moradores de outras regiões do país, quando chegamos na universidade, [havia a necessidade de] entender se há uma identidade sul-mineira, quais são as características, o que pensam os moradores, o que esperam do futuro”.
Entre maio e junho de 2022, foram realizadas 1.320 entrevistas com moradores em 20 municípios da região. Com nível de confiança de 95%, a pesquisa contou com coleta domiciliar registrando dados quantitativos. O resultado inicial foi divulgado em fevereiro deste ano.
Entre as informações levantadas há dados sobre perfil e composição familiar; trabalho, renda, consumo, poupança; religião, valores e expectativas de futuro; opinião pública, comportamento político e mídias sociais; violência, tolerância e direitos humanos, educação e saúde.
“Os resultados podem ser úteis para gestão, para desenvolvimento de políticas públicas e para verificação, por exemplo, de como os serviços são avaliados”, comenta o professor.
Em resumo, a pesquisa aponta que na percepção dos moradores, o Sul de Minas é a melhor região para se viver com qualidade; é a região mais rica do estado e conserva bem suas paisagens naturais, e onde os serviços públicos são bem avaliados. Além disso, a família e a religião são pontos essenciais na composição da identidade sul-mineira.