• Cada um no seu quadrado! Prefeitura de Mariana alerta sobre as vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

    Por Lívia Vieira 

    A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Segurança Pública, ressalta a importância do respeito às vagas de estacionamento destinadas aos idosos e pessoas com deficiência do município, levando em consideração o constante número de condutores que têm feito uso das vagas sem obter o direito. Por esse motivo, os Agentes da Guarda Civil Municipal têm aplicado multas gravíssimas no valor de R$293,47, além de sete pontos da CNH. A aplicação é feita utilizando o aparelho telefônico!

    Para fazer o uso das vagas, é necessário que o usuário tenha o cartão de identificação da pessoa com deficiência ou a carteira que comprove a idade. Se o veículo estacionado não conter a identificação para uso das vagas preferenciais haverá a aplicação de uma medida administrativa com a remoção do veículo. 

    VOCÊ TEM DIREITO?

    VAGAS PARA IDOSOS: As vagas preferenciais para idosos, se enquadram às pessoas que tenham mais de 60 anos de idade. O Estatuto do Idoso e a Resolução do CONTRAN nº 303/08 garantem este direito em qualquer lugar do Brasil.

    VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:

    1. Pessoas com deficiência física ambulatória nos membros inferiores, ou seja, pessoas que devido a sua deficiência física nas pernas e/ou pés, tem dificuldade de caminhar;
    2. Pessoas com deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental;
    3. Pessoas com mobilidade reduzida temporária, ou seja, pessoas que por alguma razão, como cirurgia, ficaram temporariamente com dificuldades graves para se locomover.

    COMO EMITIR O CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA OU IDOSO?

    As pessoas que têm direito à carteirinha, devem apresentar o comprovante de residência, documento pessoal com  foto e o laudo médico (em caso de deficiência), na Secretaria Municipal de Segurança Pública, localizada na Praça Gomes Freire, 220, Centro, de 08h às 17h, manifestando  interesse em realizar o cadastro. 

    Esta postagem foi publicada em 15 de maio 2023 as 20:05:29 e está arquivada em Noticias em Destaque  e   teve até o momento 489 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *