• Estações de tratamento de esgoto e água do novo distrito de Bento Rodrigues estão em operação…

    Estruturas são fundamentais para que os moradores tenham acesso a uma água adequada ao consumo

    Em dezembro, foi iniciada a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do novo distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. O trabalho é fruto de uma parceria da Fundação Renova com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE), que será responsável pela manutenção das estruturas. Uma cerimônia com os futuros moradores marcou a conclusão das infraestruturas e também da iluminação pública do novo distrito. 

    O novo distrito de Bento Rodrigues

    Com capacidade para atender a 1.200 pessoas, a Estação de Tratamento de Esgoto consiste em seis lagoas construídas em uma área abaixo do novo distrito. Considerada sustentável, a estrutura permitirá que o transporte dos resíduos seja feito sem a necessidade de bombeamento, visto que a estação está em uma posição mais baixa no terreno. Além disso, o tratamento não exigirá uso de produtos químicos, funcionando com incidência de raios solares e do ar, o que faz o esgoto ser tratado por bactérias, via processo anaeróbico e aeróbico. Por meio da ETE, a água usada nas casas e em outras edificações do reassentamento será tratada e devolvida limpa ao rio Gualaxo do Norte, evitando sua poluição.  

    A Estação de Tratamento de Água está instalada no ponto mais alto de Bento Rodrigues. Assim, a distribuição é feita por gravidade, ou seja, não precisa de bombeamento, o que reduz custos e facilita a manutenção do sistema de abastecimento. A estrutura contém dois reservatórios – de 130 mil litros e de 40 mil litros de água tratada –, que serão distribuídos para toda a comunidade.   

    As estruturas são fundamentais para que os moradores tenham acesso a uma água adequada ao consumo, de acordo com o Padrão de Potabilidade do Ministério da Saúde. A legislação estabelece parâmetros e valores de referência para que a água consumida siga o padrão de qualidade de potabilidade. A água de Bento Rodrigues é proveniente de um poço artesiano profundo, que tem capacidade de fornecer cerca de 5 litros por segundo, o suficiente para atender a todos os moradores da comunidade. 

    Esta postagem foi publicada em 21 de fevereiro 2023 as 14:05:29 e está arquivada em Noticias em Destaque  e   teve até o momento 600 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *