Slider
Radio Portal Inconfidentes
159 Visualizações

Racismo no BBB: especialista em Diversidade e Inclusão analisa como isso se reflete no mercado de trabalho

Racismo no BBB: especialista em Diversidade e Inclusão analisa como isso se reflete no mercado de trabalho
O caso de racismo na atual edição do BBB é apenas um reflexo do que ocorre diariamente no Brasil. O participante Rodolffo comparou o cabelo do professor João Luiz com o de um personagem de uma atividade do jogo chamada “castigo do monstro”.

Segundo a professora Nilma Lino Gomes, uma das primeiras manifestações da violência contra o negro é por meio da ridicularização do cabelo. A tese da professora, defendida no artigo “Trajetórias Escolares, Corpo Negro e Cabelo Crespo”, afirma que o ambiente escolar é um dos primeiros lugares dessa violência racista para com o cabelo da pessoa negra.

Mas esse racismo supera as salas de aula e chega aos escritórios, onde as estruturas e equipes, lideradas majoritariamente por homens brancos, não estão preparadas para lidar com casos como os que vimos esta semana no Big Brother Brasil.

Para falar sobre o tema, sugerimos Deives Resende, ex-ombudsman do Itaú, fundador da Condurú Consultoria e um dos maiores especialistas em diversidade e inclusão do Brasil.

Publicado em: 09/04/21


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Card image