• Mais tecnologia: Prefeitura entrega tablets para alunos do 5º ano da Rede Municipal de Educação

    Estudantes já receberam os equipamentos configurados e prontos para uso.

    A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, na tarde de ontem (13), a entrega dos tablets para os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Educação. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Adélia Hosken Ayres e contou com a participação dos estudantes, pais, responsáveis e servidores.

    Com essa ação, a Prefeitura de Santa Bárbara deseja oferecer a todos os alunos uma forma de estudo mais dinâmica e ágil, além de oportunizar o acesso à tecnologia, ampliando a busca pelo conhecimento e dando mais oportunidades para o aprendizado. 

    Os novos equipamentos serão importantes para incentivar a criatividade e também promoverão maior aproximação entre professores e estudantes. Dessa forma, garantiremos ainda  mais qualidade no ensino ofertado no nível fundamental. 

    Agora, todos os estudantes matriculados a partir do 5º ano na Rede Municipal de Educação terão acesso aos tablets.

    Tablets já configurados

    Visando a aprimorar a experiência educacional e garantir o uso adequado dos equipamentos, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Tecnologia Educacional, programou configurações para os tablets, por exemplo, a sincronização com um e-mail institucional para cada estudante que receber o aparelho e a disponibilização dos principais aplicativos do Google para Educação.

    Essa medida garante não apenas o acesso a um conjunto mais amplo de ferramentas e recursos do Google, mas também oferece benefícios adicionais, como maior armazenamento e segurança avançada, uma vez que as contas são gerenciadas pela Divisão de Tecnologia Educacional.

    Sala de aula Interativa

    Além dos aplicativos para a educação, foi disponibilizado um app para interação com as lousas digitais, que em breve estarão disponíveis em todas as Unidades de Ensino. Com essa aplicação, os professores poderão compartilhar facilmente os conteúdos das lousas diretamente para os dispositivos móveis dos alunos, tornando o processo de ensino mais dinâmico e interativo.

    Isso permitirá que os educadores apresentem seus conteúdos em tempo real e tenham a possibilidade de realizar adaptações  conforme as necessidades da turma e em tempo real. Assim, os discentes poderão acompanhar melhor os ritmos das aulas e acessar os livros didáticos de forma rápida e digital, melhorando significativamente o processo de ensino e aprendizagem. 

    Reutilização dos equipamentos

    Os tablets devolvidos pelos alunos que concluíram o ensino fundamental serão reutilizados e já estão sendo preparados para serem entregues às novas turmas e/ou alunos do 8º e 9º ano (mediante assinatura do Termo de Empréstimo pelos pais/responsáveis). 

    Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030

    Os novos dispositivos tecnológicos disponibilizados pela Secretaria de Educação fazem parte do Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030, que objetiva garantir uma educação de qualidade, além de buscar novas tecnologias para melhorar a experiência de ensino e aprendizagem de alunos e professores das Unidades de Ensino municipais. 

    Essa ação condiz com o pilar Educação da Gestão 5.0 e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 04 — Educação de Qualidade.

    por João Paulo – Assessor de Imprensa

    Esta postagem foi publicada em 15 de abril 2023 as 18:03:36 e está arquivada em Noticias em Destaque  e   teve até o momento 396 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *