• Bento Rodrigues, renascendo para um novo futuro…

    Concebido de forma coletiva, com a participação ativa de 225 famílias, a implantação do projeto urbanístico do reassentamento de Bento Rodrigues se assemelha à construção de uma cidade, e o protagonismo da comunidade torna o processo único no mundo. Com a infraestrutura finalizada, considerando vias, drenagem, energia elétrica, redes de água e esgoto das ruas, o processo avança em direção à entrega do novo distrito.

    Infraestrutura

    O projeto de paisagismo foi desenvolvido com a comunidade, a partir da preferência dos moradores e compatibilidade com o bioma local. Foram escolhidas 21 espécies, entre elas, ipês, quaresmeiras e manacás, e estão sendo plantadas 650 mudas de árvores de pequeno e médio portes nos canteiros das calçadas.

    O posto integrado de segurança, que será gerenciado pela Guarda Municipal de Mariana, e que poderá ser utilizado conjuntamente pelas Polícias Civil, Militar e pelo Corpo de Bombeiros, foi entregue. Haverá um sistema de câmeras de vigilância interligado com a central de segurança em Mariana, que é monitorada 24 horas. Por meio dele, será possível identificar placas de veículos, com registros de horário de entrada e saída, e alerta sobre a chegada de veículos considerados suspeitos. Rondas noturnas serão realizadas por viaturas e serão oferecidos serviços, como registro de ocorrências, notificações, multas, cartão do idoso e todos os atendimentos administrativos do departamento de trânsito.

    Bens coletivos

    Os Postos de Saúde e de Serviços e a Escola Municipal estão prontos. As obras da Assembleia de Deus, da Igreja São Bento e da Associação de Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO), Igreja das Mercês, Praça São Bento e Praça do Encontro estão na reta final.

    A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a Estação de Tratamento de Água (ETA) entraram em funcionamento. A ETA realiza o processo de limpeza da água que vem de um poço artesiano profundo. Depois de ser tratada, a água fica armazenada em dois reservatórios que abastecem toda a comunidade. Já a ETE, localizada em um terreno mais afastado, tem capacidade para atender a 1.200 pessoas e vai tratar os esgotos das casas e bens coletivos e, só depois, lançar a água limpa de volta ao rio.

    Em outubro de 2022, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana assinaram um Termo de Compromisso que sustenta o Plano de Ação para que serviços públicos fundamentais, como tratamento de água e esgoto, transporte coletivo, limpeza urbana, iluminação e segurança, estejam em pleno funcionamento e as pessoas possam planejar sua mudança.

    Comunidade

    Desde 2022, os futuros moradores de Bento Rodrigues estão participando de atividades para restabelecer suas relações sociais e afetivas, seus hábitos e tradições. As famílias participam de atividades culturais, socioambientais e religiosas no local onde irão morar e iniciam uma nova fase de diálogo para definição de como será a vida no reassentamento.

    Acompanhe as atualizações sobre os reassentamentos em Dados da Reparação.

    Esta postagem foi publicada em 21 de fevereiro 2023 as 13:49:24 e está arquivada em Noticias em Destaque  e   teve até o momento 296 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *