Radio Portal Inconfidentes
Slider

Ex-aluno da Casa de Música vence concurso nacional Jovens Solistas

Giovanni Martins, 20 anos, conquistou o Prêmio Mérito do Júri no concurso Jovens Solistas, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

O oboísta o Giovanni Martins estudou durante 10 anos na Casa de Música de Ouro Branco. “Foi lá que conheci a música erudita e comecei a traçar a minha carreira”, conta. Hoje, aos 20 anos, o ex-aluno – promissor desde a infância – comemora mais um prêmio.

Na terça-feira – 30 de junho – ele foi um dos vencedores do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Giovanni ganhou na categoria Mérito do Júri (as outras eram Votação Popular e Prêmio Revelação). Músicos de todo o Brasil se inscreveram e passaram por etapas até a grande final.

“Quando saiu o edital do concurso fiquei animado, principalmente porque neste momento de pandemia que vivemos muitas vezes falta vontade para estudar, bate aquela saudade dos ensaios e dos palcos. Então o concurso foi um incentivo a mais para praticar”, revela o oboísta.

Diferente de outras competições que Giovanni participou (ele foi vencedor por duas vezes do Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, por exemplo) que contavam com apresentações ao vivo e bancas examinadoras, o concurso deste ano foi feito virtualmente. “Por causa da pandemia tive que gravar um vídeo e enviar. O problema é que nos dias da gravação me machuquei, então só consegui tocar a música uma vez”, conta Giovanni.

Mas apesar do susto deu tudo certo. Quando o resultado saiu, o oboísta – que concorreu com 14 finalistas – comemorou muito. Além do prêmio de R$2mil, ele pode ser chamado para participar como solista de um concerto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte quando a pandemia passar.

Atualmente Giovanni cursa música na Universidade Federal da Paraíba, mas não se esquece do caminho traçado que o conduziu até o sucesso alcançado hoje. “Junto com a conquista tem que vir a gratidão. Então agradeço a minha família que sempre me apoia, a Casa de Música, onde comecei minha jornada e até hoje me acompanha, e a todos meus professores, principalmente Alexandre Barros, de Belo Horizonte, e o Ravi Shankar, que atualmente é meu professor na Paraíba”, conta.

Quem quiser assistir ao vídeo de Giovanni no concurso basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=200&v=1ZtAfDrqi3Q&feature=emb_logo

Fotos: Divulgação Casa de Música

Publicado em: 08/07/20


Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Acessado 205 vezes

Praça Avelino de Sousa Vieira Nº 1B - Barro Preto

Mariana - MG - Cep: 35420-000 - Tel: (31) 3558 - 1541

E-mail: contato@portalinconfidentes.com.br

Card image

© Portal Inconfidentes.com.br - 2019

Card image Card image Card image
Card image
...