chef Papelaria e Infomática » além do melhor preço, sempre uma promoção especial para você! » Praça Avelino de Sousa Vieira, 1B, Barro Preto, Mariana MG » (31) 3558-1541

previous arrow
next arrow
Slider

Estudantes falam sobre a importância das Maratonas de Programação para formação acadêmica

Estudantes falam sobre a importância das Maratonas de Programação para formação acadêmica e profissional

Já ouviu falar em Maratona de programação? Esses já tradicionais eventos acontecem no Brasil desde 1996, em escalas regionais e nacionais. As Maratonas são competições em equipes onde os participantes tentam resolver, em tempo previamente estipulado, problemas que envolvem programação dinâmica, teoria dos grafos, fluxo de estruturas de dados, entre outros campos da Engenharia da Computação.

No mês de Maio, alunos do curso de Engenharia da Computação da Uniube Uberlândia participaram da 8ª Maratona Mineira de Programação, em Alfenas. Nas fases eliminatórias, cerca de 96 equipes participaram on-line. Dessas, somente duas Universidades de Uberlândia, Uniube e UFU, conseguiram se classificar para a Maratona Mineira de Programação 2019.

Segundo a professora Luciene Chagas de Oliveira, do curso de Engenharia da Computação da Uniube Uberlândia, o evento tem como objetivo estimular o crescimento da computação em Minas Gerais, além de preparar e treinar as equipes.

“Atualmente, observa-se que a participação de alunos das áreas de Tecnologia em competições de Maratonas de Programação é muito importante. A Maratona de Programação é um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com foco em alunos do ensino superior, visa a formação de talentos na área”, comenta a professora.

De acordo com Ian Victor Aguiar, aluno do quarto período de Engenharia da Computação, este evento é uma das mais importantes competições científicas na área de Tecnologia de Informação. “O evento é muito desafiador e foge totalmente do cotidiano dos exercícios que estamos acostumados na faculdade, muito mais difícil! Foi uma boa experiência, e deu para ver que sempre tem algo a aprender referente a programação”, conta Aguiar.

Marcos Vinícius Coelho Silva, também do curso de Engenharia da Computação, e que já havia participado de outras Maratonas de Programação, conta que eventos do tipo têm total contribuição para a vida acadêmica. “A Maratona nos prepara para tomadas de decisão a todo momento, como a de escolher qual questão fazer primeiro, qual lógica usar, quem vai ficar responsável por qual questão”.

“Com certeza, ao fim da Maratona obtivemos muitas experiências e voltaremos mais preparados para a próxima. É muito bom saber que a Uniube se preocupa em promover esse tipo de evento desde cedo, porque serve como uma preparação para o aluno que, mais a frente no mercado de trabalho, irá se deparar com muitas dessas situações”, finaliza o estudante.

Todos os anos, alunos do curso de Engenharia da Computação da Uniube têm a oportunidade de participar de, aproximadamente, seis competições, desde as promovidas pela própria universidade, até as nacionais, que envolvem várias instituições de ensino do Brasil.

Publicado em: 17/06/19


Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Acessado 1546 vezes

Praça Avelino de Sousa Vieira Nº 1B - Barro Preto

Mariana - MG - Cep: 35420-000 - Tel: (31) 3558 - 1541

E-mail: contato@portalinconfidentes.com.br

Card image

© Portal Inconfidentes.com.br - 2019

Card image Card image Card image
Card image
...