Thumbnail 1
Radio Portal Inconfidentes

Edição virtual da Semana da Música de Ouro Branco começa na próxima sexta-feira, 16 de outubro

Festival poderá ser acompanhado pela internet. A programação segue até 18 de outubro e conta com concertos, painéis e aulas

Casa de Música de Ouro Branco realiza a décima quarta edição da Semana da Música nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Por conta da pandemia do Covid 19, seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde, esta edição será feita de forma virtual.

“Música é transformação. Movida pela criatividade e paixão daqueles que a cultivam, essa arte enfrentou guerras, mudanças políticas, pestes e ajudou ao mundo encontrar novos rumos desde os primeiros tempos. Agora não será diferente. O momento que passamos é singular e exige cuidados. Mas não podemos parar”, afirma Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música e diretora geral da Semana da Música.

A programação conta com de recitais, concertos e palestras, que serão transmitidos ao vivo pelo canal da Casa de Música no YouTube

(www.youtube.com/casademusicadeourobranco).  

Estudantes e professores de diversos países já confirmaram a participação. “A ideia é termos também um espaço de debate sobre temas atuais que possam enriquecer as trajetórias de nossos alunos e alunas e também interessar ao público em geral”, explica Kênia.

Na abertura da Semana, 16 de outubro, sexta-feira, às 16h, o público poderá acompanhar a palestra A Música, o Músicos e a Pandemia, proferida pelo médico João Gabriel Marques Fonseca. No mesmo dia, às 19h, vai ao ar também no canal do YouTube a primeira edição do projeto Gastrofônica, uma nova iniciativa da Casa de Música que une gastronomia e notas musicais. A chef Silvana Watel, do restaurante Au Bon Vivant, ensinará alguns pratos pensados especialmente para “harmonizar” com o concerto que a Orquestra de Câmara de Ouro Branco realiza em seguida. (Release sobre o evento em anexo neste mesmo e-mail)

No dia seguinte, 17 de outubro, sábado, às 12h, os pianistas Viviane Taliberti e Sérgio Monteiro realizam uma conversa sobre a obra de um dos maiores compositores da música erudita: Johannes Brahms. Em seguida, às 13h, o público poderá ter uma trilha sonora especial para o almoço: um recital com o violinista Alessandro Borgomanero. No repertório composições de Pixinguinha, Edmundo Villani Cortes, Almeida Prado, entre outros. A programação não para por aí. Às 14h, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto e Stephan Froleyks, diretor da Musikhochschule Münster, conversam com o público sobre Estudo de Música na Alemanha. Às 20h, Matias retorna às telas, agora acompanhado pela pianista Rita Adachi, para realizar um concerto.

A Semana da Música continua dia 18 de outubro, domingo. Às 12h, os pianistas Viviane Taliberti e Sérgio Monteiro voltam a conversar com o público, agora sobre Ludwig van Beethoven. Às 16h, Sérgio realiza um recital dedicado ao compositor alemão. Já às 18h haverá um painel sobre Festivais de Música Online, com a participação dos músicos Fábio Presgrave, Flávio Gabriel, Eduardo Swerts e Thiago Ellwanger. O encerramento da Semana da Música será às 20h com um concerto especial.

Já as oficinas e masterclass terão como professores do Brasil e do exterior, como Sérgio Monteiro e Viviane Taliberti (piano), Marcin Dylla (violão), Alessandro Borgomanero e Koh Gabriel Kameda (violino), Tomoko Akasaka (viola), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Neto Bellotto (contrabaixo).  As inscrições para as oficinas foram gratuitas e realizadas anteriormente, por meio de cadastro no site.

“Em um ano repleto de desafios, acreditamos que essa força maior – a música – se faz ainda mais necessária para reforçar nossos laços e ser o nosso respiro”, completa Kênia.

Mais informações no site oficial do evento www.semanadamusica.com, em nossas redes sociais @casademusicaob (Instagram) e www.facebook.com/casa.demusica.1  (Facebook) ou pelo e-mail cademusicaob@gmail.com.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org

SERVIÇO

SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO

Realização: Casa de Música de Ouro Branco

Data: 16, 17 e 18 de outubro de 2020

Transmissão gratuita pelo canal

wwww.youtube.com.br/casademusicadeourobranco

PROGRAMA

16 de outubro, sexta-feira

10h – Abertura e boas vindas

Kênia Libânio, Matias de Oliveira Pinto e Marcos Silva-Santos

12h Masterclass (inscrição prévia) – Tomoko Akasaka

14h– Masterclass violão (inscrição prévia)  Marcin Dylla

16h – Palestra A Música, os Músicos e a pandemia

Dr. João Gabriel Marques Fonseca

Mediação: Maestro Marcos Silva-Santos

19h – Gastrofônica

– Preparação dos pratos – Chef Silvana Watel, do restaurante belorizontino Au Bon Vivant

– Concerto da Orquestra de Câmara de Ouro Branco

17 de outubro, sábado

10h – Masterclass (inscrição prévia) Violino- Borgomanero

12h – Conversa sobre Johannes Brahms

Pianistas Viviane Taliberti e Sérgio Monteiro

13h – Concerto

Violinista Alessandro Borgomanero

Repertório: Pixinguinha, Edmundo Villani Cortes, Almeida Prado, entre outros

14h – Conversa Estudo de Música na Alemanha

Matias de Oliveira Pinto e Stephan Froleyks, diretor da Musikhochschule Münster

16h Masterclass (inscrição prévia) Violoncelo Matias de Oliveira Pinto

18h – Masterclass em aberto

20h – Concerto

Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Risa Adachi (piano)

18 de outubro, domingo

10h – Masterclass (inscrição prévia) Contrabaixo Neto Bellotto

12h – Conversa sobre Beethoven

Pianistas Viviane Taliberti e Sérgio Monteiro

13h- Masterclass Piano (inscrição prévia)

14h – Entrevista e recital com Koh Kameda – violino

16h – Recital (ao vivo)

Sérgio Monteiro (piano)

Programa: Sonatas de Beethoven

18h – Painel Festivais de Música Online

Fábio Presgrave, Flávio Gabriel, Eduardo Swerts e Thiago Ellwanger

20h – Concerto de encerramento

Publicado em: 15/10/20 361


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Card image

Sua logo com link aqui por apenas R$ 120, 00 por ano