• Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças

    Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças

    Você já reparou no seu filho brincando? Em como ele
    consegue resolver o mais variados tipos de situações usando apenas a
    imaginação? É no ato de brincar que as crianças desenvolvem diversas
    capacidades. “Quem não lembra, quando criança, das brincadeiras que fazia?
    Brincar de esconde-esconde, alerta, cabra-cega, lenço-atrás e amarelinha.
    Estas e outras brincadeiras da época auxiliam as crianças na descoberta de
    si e do mundo”, comenta Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga especialista
    em educação e educação especial.



    Ao longo do tempo, brinquedos e brincadeiras foram mudando, diversos fatores
    contribuíram para isso, mas o prazer da criança em brincar é o mesmo.
    Segundo Ana Regina, é importante que os professores compreendam a
    importância deste ato no processo de aprendizagem das crianças. “É
    importante que o professor tenha consciência desse processo orientando e
    remodelando projetos que ajudem no desenvolvimento de habilidades e
    competências oriundas de cada faixa etária”, explica.



    Vale lembrar que brincadeira não é o objeto em si, mas o conjunto de
    estratégias e habilidades que possibilitam as crianças experiências que
    revelam o mundo e as desenvolvem para o futuro. “Enquanto brincam as
    crianças exercem determinadas funções sociais, pois, no interior de uma
    brincadeira ela acaba distinguindo vários tipos de reação grupal estimando
    as consequências agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam”, comenta.



    O ato de brincar tem um papel fundamental para o desenvolvimento
    biopsicossocial da criança. É nesse momento que ela se desenvolve, explora
    característica de personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e
    elabora o mundo exterior a partir de seu campo de visão. Para a
    especialista, a criança precisa experimentar, ousar, tentar, conviver com as
    mais diversas situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com
    objetos, com o meio. A brincadeira individual também é algo importante, mas
    brincando com o outro essa criança desenvolve seu convívio social.



    Para finalizar a psicopedagoga lembra que as crianças necessitam de
    brinquedos e brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas
    habilidades motoras, coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal
    e lateralidade. “Os pequenos estão em uma fase de descoberta, a brincadeira
    caracteriza vínculo importante com o seu meio social, seus familiares e
    amigos, e é desse convívio com o outro, que a criança começa a formar sua
    ideia de mundo”, completa.