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  • A alquimia da nutrição Existe história de amor mais complicada do que a nossa com a comida?

    | Cliques: 906 A alquimia da nutrição Existe história de amor mais complicada do que a nossa com a comida?

    Vivemos tempos de amor e ódio, dietas e mais dietas,
    sempre tentando se adequar aos padrões. Comemos demais, comemos de menos,
    cortamos alguns itens da nossa alimentação, acrescentamos outros ditos
    milagrosos, mas poucas vezes buscamos um equilíbrio. A história da
    nutricionista Aline Quissak, começou aí, já que, para a especialista, a
    alimentação vai muito além do que estamos acostumados, ela é a harmonia
    entra a saúde e o prazer.

     

    “Sempre defendi que o alimento dentro da sociedade como uma história de
    amor. Com brigas e paixões, ilusões contra realidade. Devemos lembrar que um
    alimento conta uma cultura, um hábito, um desejo, um prazer ou um desprazer.
    Mas não podemos esquecer que além do sabor vem a propriedade nutricional, o
    alimento também alimenta o corpo e o mantém em funcionamento”, comenta a
    especialista.

     

    Hoje, formada e especialista em áreas como Oncologia, Síndrome Metabólica,
    Psicologia da Nutrição e Nutrição Esportiva, Aline busca educar a população
    quanto a nutrição e entender como os alimentos agem no organismo.
    Acreditando que todos são capazes de entender a bioquímica dos alimentos e
    como eles interferem no nosso dia a dia, a nutricionista decidiu ir ao
    laboratório, para entender melhor a funcionalidade dos alimentos, sem
    quebrar esse elo emocional, que criamos com alguns pratos, resolveu entender
    como os ingredientes utilizados nesses preparos agem misturados e
    separadamente. “Meu objetivo em laboratório era comparar a diferença
    terapêutica das receitas em comparação ao ingrediente utilizado
    isoladamente. Porém só no laboratório não faria o efeito completo, já que
    são pessoas em vidas e culturas diversas que as consomem e por isso eu
    precisava entende-las”, explica.

     

    Após a especialização em Psicologia da Nutrição no Institute of Psichology
    of Eating na California, começou a aplicar os novos conceitos com os
    pacientes, fugindo da nutrição tradicional, unindo a ciência da nutrição com
    o prazer em comer e gerar resultados eficientes e duradouros. Uma das
    receitas desenvolvidas pela nutricionista é o “Bolo de Chocolate
    antiestresse”, sem açúcar e sem farinha, que em mulheres e homens de 25 a 32
    anos durante 3 meses, diminuiu a irritabilidade em 53% e 64%
    (respectivamente), melhorou o bom humor em 48% e 71%, aumentou a
    concentração no trabalho em 58% e 66%, além de diminuir a ansiedade de 49% e
    55% respectivamente em homens e mulheres quando consumido esse bolo 2 x ao
    dia (tamanho de um cupcake de 120g) após o almoço e no final da tarde.

     

    Aline, acaba de lançar a primeira parte desse projeto: o e-book “Mood and
    Food: receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humo”, que
    traz 20 receitas especiais, com estudos de casos, que ajudam no combate aos
    sintomas em ambos os casos, mas ela não pretende parar por aí, ainda esse
    ano a nutricionista lançará um manifesto em prol de uma vida e alimentação
    mais saudáveis.

     

    Para entender melhor como essa alquimia dos alimentos funciona a
    especialista preparou uma receita especial: Bolo de Chocolate.

     

    Ingredientes:

    *        4 colheres de sopa rasas de cacau em pó 100%
    *        6 colheres de sopa de geléia de damasco 100% fruta sem adição de
    açúcar/adoçante
    *        5 ovos (eles que vão dar estrutura para o bolo já que não vai
    farinha)
    *        70g de chocolate 70% derretido
    *        1 colher de sopa cheia de fermento em pó para bolo
    *        2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem

     

    Para o recheio:

    Geléia de Frutas vermelhas 100% fruta sem adição de açúcar ou de adoçante.
    Ou pode adicionar frutas vermelhas como morango, amora, mirtilo, framboesa
    em pedaços no centro do bolo.


    Modo de Preparo:

    Bata os ovos com um garfo, tipo omelete. Coloque todos os ingredientes aos
    poucos e com cuidado em um bowl (potinho) e mexa até ficar uma massa lisa e
    homogênea. Coloque em formas de cupcake (aquelas individuais) enchendo 3/4
    da forma e asse por 20 a 30 min em forno 180 graus. Espete um palitinho para
    ver se saiu sequinho. Recheio depois que bolo estiver frio. Polvilhe com
    coco ralado desidratado sem adição de açúcar. Se preferir em uma forma
    comum, use uma pequena de 22x22 cm.


    Dica da Nutri:

     Consumir 1 a 2 porções desse bolo junto com 2 castanhas do Pará ou 5
    nozes e 1 copo de 200ml de suco de acerola natural (pode usar polpa
    congelada);


    Pode substituir a geleia de damasco pela mesma medida de purê de
    maçã ou de suco de uva também para adoçar;

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